segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Parceria de sucesso (Parte 2)

                                          Ed Wood (1994)



Continuando a nossa semana especial hoje vamos falar de Ed Wood, sob a direção de Tim Burton e com Johnny Depp no papel principal esse filme retrata um pouco da carreira daquele que foi considerado o pior diretor de todos os tempos, Edward Davis Wood Jr.
Wood era o tipo de diretor que não se importava se a cena tinha defeitos, se começasse de dia e do nada ficasse de noite, os seus filmes eram sempre de baixo orçamento, o próprio Ed Wood, de Tim Burton, é mais caro que todas as suas produções juntas. Mesmo assim seus filmes ganharam milhares de adoradores pelo mundo e hoje são referências do cinema trash.



Sinopse retirada do site Adoro Cinema:

Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.


O filme, que é uma comédia biográfica, foi rodado em preto e branco e tem grandes nomes no elenco, como Sarah Jessica Parker e Martin Landau. E claro, é uma ótima oportunidade de ver Depp travestido de mulher, uma das peculiaridades de Edward Wood. Para os interessados é possível achar o filme completo no Youtube, esse é o meu filme favorito dessa parceria entre Burton e Depp, é realmente envolvente e representa muito bem a ideia de um filme trash.

Prêmios: 

Oscar:
Ganhou: Melhor Ator Coadjuvante – Martin Landau, Melhor Maquiagem
Globo de Ouro:
Ganhou: Melhor Ator Coadjuvante – Martin Landau
BAFTA
Ganhou: Melhor Maquiagem
Festival de Cannes:
Indicação: Palma de Ouro – Tim Burton


Ficha técnica:

Gênero: Drama
Direção: Tim Burton
Roteiro: Larry Karaszewski, Scott Alexander
Produção: Tim Burton, Denise Di Novi, Michael Lehman
Elenco:  Johnny Depp, Martin Landau, Patricia Arquette, Sarah Jessica Parker, Jeffrey Jones, Bill Murray.  










Trailer:  







domingo, 29 de dezembro de 2013

Parceria de sucesso (Parte 1)

                                Edward Mãos de Tesoura (1990)




 Essa semana faremos um especial sobre uma das melhores parcerias do cinema, Tim Burton e Johnny Depp, que começou em 1990 com o filme Edward Mãos de Tesoura. Depp queria mudar sua imagem de jovem galã, que adquiriu na série de TV Anjos da Lei, e essa idéia realmente funcionou, pois o personagem que ele viria a interpretar não tinha nada de galã. A princípio, Burton pensou em atores como Robert Downey Jr., Tom Cruise e Jim Carrey para fazer o papel e, acreditem Michael Jackson também era uma opção (a maquiagem é bem a cara dele).

Sinopse retirada do site Adoro Cinema:

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.



Edward Mãos de Tesoura recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, além de vencer quatro prêmios, dois em BAFTA e outros dois em Saint Jordi. Existem algumas curiosidades sobre esse filme:
l  Foi o último filme de Vincent Price antes de sua morte, por coincidência seu personagem morre no filme.
l  O filme é claramente inspirado em histórias como: Frankenstein, O Fantasma da Ópera e A Bela e o Monstro.
l  Edward diz apenas 169 palavras durante todo o filme.

  


Essas são apenas algumas das peculiaridades desse filme que fez uma reviravolta na carreira de Johnny Depp . Sua imagem de galã ficou de lado e a partir daí ele começou a trabalhar em grandes filmes e interpretar papéis cada vez mais únicos, principalmente quando trabalha em conjunto com Tim Burton. Até hoje, essa parceria rendeu 8 filmes e ninguém melhor para representar, nas telonas, a imaginação farta de Burton do que Depp. Por isso, essa semana faremos posts especiais sobre esses filmes, começando hoje com Edward Mãos de Tesoura, amanhã falaremos de Ed Wood, um dos meus filmes favoritos de Tim Burton.

Ficha técnica de Edward Mãos de Tesoura:
Gênero: Drama, fantasia
Direção: Tim Burton
Roteiro: Caroline Thompson, Tim Burton
Elenco:  Alan Arkin, Anthony Michael Hall, Dianne Wiest, Johnny Depp, Vincent Price, Winona Ryder.




domingo, 22 de dezembro de 2013

Os Miseráveis

Esse deve ter sido o filme mais falado do começo do ano, tanto pela critica quanto pelo público.
Os Miseráveis ( Les Misérables) é um filme britânico lançado no dia 25 de dezembro de 2012,e dia 13 de fevereiro no Brasil, dirigido por Tom Hooper. O filme é baseado no musical de mesmo nome criado  por Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg e Herbert Kretzmer, que por sua vez é baseado em Os Miseráveis, o romance francês de 1862 escrito por Victor Hugo.



A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Jean Valjean, um pobre homem,  rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Cumprida a pena, Jean é posto em liberdade condicional com a obrigatoriedade de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer. Como ex-presidiário, Valjean é discriminado por todos, contudo tenta recomeçar a sua vida e redimir-se do tortuoso passado. Considerando-se livre, Jean Valjean quebra a condicional resultando na fuga contínua pela perseguição do inspetor Javert.
Enquanto isso, do outro lado da França, Fantine  enfrenta uma grande luta com sua filha Cosette. Ao viajar para o interior do país, a mãe deixa a menina com o casal Thénardier, que maltratam a criança, a fazem de escrava e roubam seu dinheiro. Enquanto isso Fantine arranja emprego no interior, manda dinheiro para sua filha, enquanto o casal cobra cada vez mais e mais. Um dia um funcionário da fábrica descobre que a mesma tem uma filha ilegítima, e a expulsam do emprego em que trabalha. Desolada, e sem jeito de conseguir dinheiro, ela vende os invejados cabelos e dentes, e com mais cobrança dos vilões, ela se prostitui, porém está com Tuberculose. Por fatos ocorridos no passado, Jean Valjean conhece a doente Fantine e lhe faz a promessa de cuidar de sua filha.


O filme é perfeito! As músicas e os cenários criados, são bem realistas e bem a moda antiga. O filme é uma forma bem legal de se aprender um pouco mais sobre a Revolução e sobre como se vivia a sociedade da época. A transformação da pobreza em arte. 
No Oscar 2013 o filme foi indicado a 8 categorias,mas venceu apenas 3. Infelizmente o premio de Melhor Canção Original não venceu,mas a performance de Anne Hathaway foi incrível. O mais legal dessa trilha sonora é que não existe banda nenhuma cantando. São os próprios atores que cantam. E ainda perderam? 


Trilha sonora: 
1. Look Down – Hugh Jackman/ 2. The Bishop – Colm Wilkinson /3.Valjean’s Soliloquy – Hugh Jackman /4. At The End Of The Day – Hugh Jackman /5. I Dreamed A Dream – Anne Hathaway /6. The Confrontation – Hugh Jackman /7. Castle On A Cloud – Isabelle Allen /8. Master Of The House – Sacha Baron Cohen9. Suddenly – Hugh Jackman /10. Stars – Russel Crowe /11. ABC Cafe / Red And Black – Eddie Redmayne /12. In My Life / A Heart Full Of Love – Amanda Seyfried /13. On My Own – Samantha Banks /14. One Day More – Les Misérables Cast /15. Drink With Me – Eddie Redmayne /16. Bring Him Home – Hugh Jackman /17. The Final Battle – Les Misérables Cast /18. Javert’s Suicide – Russell Crowe /19. Empty Chairs At Empty Tables – Eddie Redmayne /20.Epilogue – Amanda Seyfried

Vikings - 2ª Temporada

 Divulgada a data de estreia da segunda temporada de Vikings: 27 de fevereiro de 2014, nos Estados Unidos. Essa temporada contará com 10 episódios, sendo construída de maneira mais regular, mostrando a ascensão de Ragnar a rei e o conflito com seu irmão Rollo.
 O elenco da série sofreu algumas mudanças, com as chegadas de Alexander Ludwig (Jogos Vorazes) e Linus Roache (Law & Order). O primeiro interpretará Bjorn crescido (antes interpretado por Nathan o’toole), já o segundo fará o papel de Ecbert, rei de Wessex.
 O primeiro projeto de ficção de longa duração do canal norte-americano "History Channel" tem sido um sucesso acompanhando outras experiências na mesma área como as minisséries "Hatfields & McCoys" e "The Bible".




sábado, 21 de dezembro de 2013

Quem Quer Ser Um Milionário?

Escolher um filme pra representar os anos 2000 é muito difícil. Tivemos filmes excelentes com trilhas sonoras inesquecíveis,mas vou citar 1 filme porque acho que vale a pena ser visto.
O  filme é de 2008 e foi um tremendo sucesso. Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire) foi lançado em 6 de março de 2009 no Brasil, 4 meses após ser lançado nos Estados Unidos.  É um filme britânico dirigido por Danny Boyle e escrito por Simon Beaufoy. É uma adaptação do livro Q & A, do autor indiano e diplomata Vikas Swarup. 




Gravado na Índia, o filme conta a história de Jamal Malik Othman (Dev Patel) de 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Juhu Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população indiana, Jamal Othman está a apenas uma pergunta de conquistar o prémio de 20 milhões de rupias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?". No entanto, no auge do programa, Jamal Othman está perdido, pois não sabe a resposta de uma pergunta sobre Cricket. Então o locutor do programa chama o intervalo e ele e Jamal Othman vão ao banheiro e o Jamal Othman diz que realmente não sabe a resposta então o locutor escreve B no espelho e diz: "Você vai vencer. Está escrito." Voltando ao programa, Jamal Othman pede a ajuda 50 por 50 que elimina duas respostas erradas, sobrando as alternativas B (que o locutor escreveu no espelho) e D. Jamal Othman responde D e acerta. o locutor suspeita que ele trapaceou e a polícia prende o jovem Jamal Othman por suspeita de fraude.Numa tentativa de provar a sua inocência, Jamal conta a história da sua vida nas ruas e as aventuras com o seu irmão, e também a história do seu amor perdido, Latika. 



O filme é com certeza um dos melhores que já se existiu. As cenas em que contam a história de Jamal nas ruas da Índia são um retrato da vida de milhares de indianos e de como as histórias mais impressionantes podem vir do nada. Todas as cenas foram bem feitas e as paisagens indianas são de encher os olhos sobre a cultura. 


O filme fez tanto sucesso que ganhou inúmeros prêmio. No Oscar 2009 o filme levou 8 das 10 estatuetas que estava concorrendo. As categorias em que ganhou foi: Melhor Filme,Melhor Diretor ,Melhor Roteiro Adaptado,Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original - "Jai Ho" ,Melhor Som e Melhor Edição. Também ganhou Globo de Ouro e BAFTA.

Tamanho foi o sucesso que o grupo Pussycat Dolls fez a sua versão da música, virando assim um grande sucesso. 

Trilha sonora: 
1 - O... Saya: Escrita e Interpretada por A.R. Rahman e M.I.A.
2 - Riots: Escrita por A.R. Rahman.
3 - Mausam & Escape: Escrita por A.R. Rahman.
4 - Paper Planes: 
Escrita por M.I.A, Topper Headon, Mick Jones, Wesley Pentz, Paul Simonon e Joe Strummer.
Interpretada por M.I.A.

5 - Paper Planes (DFA Remix):  Escrita por M.I.A, Topper Headon, Mick Jones, Wesley Pentz, Paul Simonon e Joe Strummer.
Interpretada por M.I.A.

6 - Ringa Ringa: Interpretada por Alka Yagnik e Ila Arun.
7 - Liquid Dance: Interpretada por Palakkad Sriram e Madhumita.
8 - Latika's Theme: Interpretada por Suzanne D'Mello.
9 - Aaj Ki Raat : Interpretada por Sonu Nigam, Mahalakshmi e Alisha Chinoi.
10 - Millionaire:  Interpretada por Madhumita.
11 - Gangsta Blues : Interpretada por Blaaze e Tanvi Shah.
12 - Dreams on Fire:  Interpretada por Suzanne D'Mello.
13 - Jai Ho: Interpretada por Sukhwinder Singh, Tanvi Shah e Vijay Prakash.
14 - Gluck: No.43 (AIR) (Orphée et Eurydice): Interpretada por Orchestra des Concerts Lamoureux com Hans Rosbaud & Leopold Simoneau.
15 - Who Wants To Be A Millionaire?

Elenco: 
Dev Patel: Jamal Malik Othman
Freida Pinto: Latika
Madhur Mittal: Salim Malik
Anil Kapoor: Prem Kumar
Irrfan Khan: Inspetor da polícia
Ayush Mahesh Khedekar: Jamal Othman (criança)
Tanay Chheda: Jamal Othman (adolescente)
Rubina Ali: Latika (criança)
tanvi Ganesh Lonkar: Latika/Cherry (adolescente)
Azharuddin Mohammed Ismail: Salim Malik (criança)
Ashutosh Lobo Gajiwala: Salim Malik (adolescente)
Saurabh Shukla : Srinival
Mahesh Manjrekar: Javed/Raja
Ankur Vikal: Maman

Raj Zutshi: Produtor do show

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Rei Leão

O filme mais emocionante já criado pela Disney é também um com uma das melhores trilhas sonoras.
Lançado no dia 15 de junho de 1994 nos Estados Unidos, e 8 de julho do mesmo ano no Brasil, O Rei Leão (The Lion King) é o  32º filme animado de longa-metragem da Walt Disney Pictures, com direção de  Roger Allers e Rob Minkoff. 


O filme foi inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; nas histórias de José e Moisés, da Bíblia. O sucesso levou a uma adaptação teatral, na Broadway desde 1997, e duas sequências, O Rei Leão 2: O Reino de Simba e O Rei Leão 1½.
O filme conta a história de Simba, um pequeno leãozinho que é filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi. O recém-nascido recebe a bênção do sábio mandril Rafiki mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maldoso irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos da sociedade, um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timon, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata" (sem preocupações). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado. 
O filme é perfeito e lindo. Quem nunca chorou assistindo,está mentindo. É a melhor forma de comparar a preocupação dos poais com os filhos, e a nossa falta de interesse em  entender. Lição de moral da melhor forma. 
O  álbum da trilha sonora do filme teve músicas instrumentais de Hans Zimmere, canções de Elton John (música) e Tim Rice (letras),e o álbum foi lançado em 1994. O álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e ganhou um Grammy por Melhor Álbum Musical para Crianças. A música e a canção "Can You Feel The Love Tonight" venceram o Oscar



Versão Original

  1. Circle Of Life (Elton John, Tim Rice)- Carmen Twillie, Lebo M. e Mbongheni Ngema
  2. I Just Can't Wait to Be King (Elton John, Tim Rice) - Jason Weaver, Rowan Atkinson e Laura Williams
  3. Be Prepared! (Elton John, Tim Rice) - Jeremy Irons, Cheech Marin e Whoopi Goldberg
  4. Hakuna Matata (Elton John, Tim Rice)- Nathan Lane, Ernie Sabella, Jason Weaver, e Joseph Williams
  5. Can You Feel The Love Tonight (Elton John, Tim Rice) - Joseph Williams, Sally Dworsky, Nathan Lane, Ernie Sabella e Kristle Edwards
  6. This Land (Hans Zimmer)
  7. ... To Die For (Hans Zimmer)
  8. Under the Stars (Hans Zimmer)
  9. King Of Pride Rock (Hans Zimmer)
  10. Circle Of Life (pop version) - Elton John
  11. I Just Can't Wait To Be King (pop version) - Elton John
  12. Can You Feel The Love Tonight (pop version) - Elton John


Versão brasileira:  
  1. Ciclo Sem Fim - Zezé Motta
  2. O Que Eu Quero Mais É Ser Rei - Pádua Moreira, Bruno Miguel e Nanná Tribuzy
  3. Se Preparem - Jorgeh Ramos, Hércules Fernando e Carmem Sheila
  4. Hakuna Matata - Pedro Lopes, Mauro Ramos, Bruno Miguel e Garcia Júnior
  5. Esta Noite o Amor Chegou - Garcia Junior, Nanná Tribuzy, Pedro Lopes e Mauro Ramos
  6. Relatório Matinal - Gustavo Pereira, Pádua Moreira e Paulo Flores
  7. As Terras do Reino
  8. É de Matar
  9. As Hienas
  10. Sob a Luz das Estrelas
  11. O Soberano da Pedra do Rei
  12. Can You Feel The Love Tonight - Elton John


Amaranthe



 O Amaranthe é uma banda sueco-dinamarquesa de death/power metal melódico com influências do pop, o que forma uma espécie de “pop/metal”, se é que esse termo existe.
 Formada em Gotemburgo, na Suécia, por Jake E e Olof Mörck (Dragonland, Nightrage), no ano de 2008, a banda, inicialmente chamada de “Avalanche”, só começou a tomar forma após as entradas dos vocalistas Elize Ryd e Andy Solvestrom, do baterista Morten Lowe e do baixista Johan.
 Em 2011 veio o primeiro álbum da banda, intitulado “Amaranthe”, que mostrava bem as características do grupo. Em 2013 veio o segundo álbum, intitulado “The Nexus”, seguindo a linha do primeiro.
 O estilo musical do Amaranthe gera uma série de “haters”, pois a banda usa batidas eletrônicas em boa parte das músicas. O que é mais interessante no som são a interação entre os vocais limpos de Jake E e Elize Ryd com os guturais de Andy Solvestrom, o que dá uma dose de agressividade as músicas.
 É claro que depois de ouvir as músicas algumas vezes essas batidas eletrônicas acabam ficando enjoativas e começam a encher o saco, mas ainda sim a banda possui um bom som e de certa forma faz algo novo no metal.

FICHA TÉCNICA:

Origem: Suécia e Dinamarca
Gênero: Death/Power Metal Melódico, “Pop/Metal”
Atividade: 2008-atualmente
Gravadoras: “Spinefarm Records” e “Universal Music Group”

ÁLBUNS:

Amaranthe (2011)













The Nexus (2013)













 MEMBROS:

Jake E - vocal limpo
Elize Ryd - vocal feminino
Andy Solvestrom - vocal gutural
Olof Mörck - guitarras e teclado
Morten Lowe - bateria
Johan Andreassen - baixo


Aladdin

Esse talvez seja o meu filme da Disney preferido. E um dos mais legais do mundo.
Lançado no dia 25 de novembro de 1992, Aladdin foi  produzido pela Walt Disney Feature Animation, e distribuído pela Walt Disney Pictures. Foi o 31º filme animado da série de clássicos da Disney e fez parte da era conhecida como Renascimento da Disney. O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements, e foi baseado no tradicional conto árabe Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, tirado do livro As Mil e uma Noites




No filme,o sultão de Agrabah ordenar que sua filha, a princesa Jasmine, ache um marido rapidamente,e por conta disso ela foge do palácio. Jasmine encontra o malandro, Aladdin, que conquista seu coração. Porém ambos são achados pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar criou um feitiço para dominar o sultão, se casar com Jasmine e se tornar ele mesmo o sultão. Além disto finge que cometeu um engano e mandou decapitar Aladdin, que na verdade está vivo, pois Jafar precisa dele para conseguir uma lâmpada mágica, que é a morada de um poderoso gênio. 
Tamanho foi o sucesso de Aladdin, fez com que muitos produtos inspirados no filme fossem lançados, tais como duas sequências lançadas em vídeoThe Return of Jafar e Aladdin and the King of Thieves, uma série televisiva, brinquedos, jogos eletrônicos, spin-offs e muitos outros produtos.

Com músicas instrumentais de Alan Menken e canções com música de Menken e letras de Howard Ashman e Tim Rice, o álbum foi lançado em 1994. O álbum vendeu 3 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos,e levou um Grammy por Melhor Álbum Musical para Crianças. A música e a canção "A Whole New World" venceram o Oscar e o Grammy. 




Toda a música por Alan Menken:                                            
  1. Arabian Nights (letras por Howard Ashman) - Bruce Adler
  2. Legend of the Lamp (instrumental, inclui diálogo de Robin Williams)
  3. One Jump Ahead (letras por Tim Rice) - Brad Kane e vários
  4. Street Urchin (instrumental)
  5. One Jump Ahead (reprise) (letras por Tim Rice) - Brad Kane
  6. Friend Like Me (letras por Howard Ashman) - Robin Williams
  7. To Be Free (instrumental)
  8. Prince Ali (letras por Howard Ashman) - Robin Williams
  9. A Whole New World (Alan Menken, Tim Rice) - Brad Kane & Lea Salonga
  10. Jafar's Hour (instrumental)
  11. Prince Ali (reprise) (letras por Rice) - Jonathan Freeman
  12. Ends of the Earth (instrumental)
  13. Kiss (instrumental)
  14. On a Dark Night (instrumental)
  15. Jasmine Runs Away (instrumental)
  16. Market Place (instrumental)
  17. Cave of Wonders (instrumental)
  18. Aladdin's Word (instrumental)
  19. The Battle (instrumental)
  20. Happy End In Agrabah (instrumental)
  21. A Whole New World (tema de Aladdin) (letras por Tim Rice) - Regina Belle & Peabo Bryson

Versão brasileira: 
  1. Noites da Arábia - Pedro Lopes
  2. Lenda da Lâmpada - diálogo por Sílvio Navas
  3. Correr para Viver - Joseph Carasso Jr
  4. Menino de Rua
  5. Correr para Viver (Reprise) - Joseph Carasso Jr
  6. Amigo Insuperável - Márcio Simões
  7. Ser Livre
  8. Príncipe Ali- Márcio Simões
  9. Um Mundo Ideal - Joseph Carasso Jr e Kika Tristão
  10. Hora de Jafar
  11. Príncipe Ali (Reprise) - Jorge Ramos
  12. Os Confins da Terra
  13. O Beijo
  14. Numa Noite Escura
  15. Jasmine Foge
  16. Mercado
  17. A Caverna das Maravilhas
  18. A Promessa de Aladdin
  19. A Batalha
  20. Final Feliz
  21. Um Mundo Ideal (Tema de Aladdin) - Marcelo Coutinho e Anna Paula Tribucy