quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Trilogia O Senhor dos Anéis

Nascido na África do Sul (antigo  Estado Livre de Orange) no dia 3 de janeiro de 1892Sir John Ronald Reuel Tolkien, ou mundialmente conhecido como J. R. R. Tolkien é um dos maiores escritores do mundo. 
Aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo assim naturalizado britânico. Desde pequeno foi fascinado pela linguística, e fez a sua licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis e O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa. 
Falar da vida do Tolkien é uma eterna magia.Sua paixão pelos idiomas,sua amizade com C. S. Lewis, suas inspirações e sua paixão pela literatura, mas o nosso assunto de hoje são a sua maravilhosa trilogia: O Senhor dos Anéis. 


 Escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial, Tolkien tinha planeado realizar a trilogia em volume único, mas foi originalmente publicado em três volumes ("The Fellowship of the Ring", "The Two Towers" e "The Return of the King") entre 1954 e 1955, e foi em três volumes, que se tornou mundialmente conhecido. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, somando os 3 livros publicados já venderam mais de 160 milhões de cópias, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.
A história de O Senhor dos Anéis ocorre num tempo e espaço imaginário, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitado por Humanos e por outras raças: Elfos, Anões e Orcs e outros serem mágicos. Tolkien deu o nome a esse lugar a palavra do inglês moderno, Middle-earth (Terra-Média), derivado do inglês antigo, Middangeard, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica
Livros que sucedem as aventura de O Hobbit, a trilogia narrará a briga entre o bem e o mal que assola a Terra Media. HumanosAnões,ElfosEnts e Hobbits  lutam contra os Orcs, para evitar que o "Anel do Poder" caia nas mãos de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tranquilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro. A partir daí, a história  ganha forma e se torna um dos livros mais bem aclamados do mundo. 
Os livros são perfeitos e ricos em detalhes. Apesar de serem enormes, Tolkien cria ambientes que te encantas e te enchem os olhos e os livros te levam ao mundo mágico da Terra-media e aos campos de batalha sem sair do lugar. É como se a história fosse real e nós fossemos os personagens principais, os guardiões do 'precioso': Frodo e Sam que vencem esta batalha com vigor e muita perseverança! Cada parágrafo te leva a conhecer mais essa magia e te envolve cada vez mais. Toda a narrativa da trilogia possuí vários momentos importantes que por sua vez envolvem o leitor. Após o fim da leitura dos livros é possível montar um quebra-cabeça e perceber que durante todos o tempo você esteve lá. No entanto, as peças distribuídas por Tolkien te dominam um pouco mais, sendo que ao final da história o quebra-cabeça se completa, terminando a saga do anel.O mais legal é que a trilogia não termina com o fim da leitura. A cada nova releitura dos livros a história ganha mais vida,uma nova interpretação e uma nova chace de ser um do personagens de Tolkien. 



Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.













"As Duas Torres", segunda parte de "O Senhor dos Anéis", conta o que sucedeu a cada um dos membros da Sociedade do Anel, depois do rompimento de sua sociedade, até a chegada da grande Escuridão e o início da Guerra do Anel. 
















"Pippin espiou de dentro do abrigo da capa de Gandalf. Perguntou-se se estava acordado ou continuava dormindo, ainda no sonho veloz no qual estivera envolto desde que a grande cavalgada começara". Assim começa a terceira e última parte de "O Senhor dos Anéis", que narra as estratégias opostas de Sauron e Gandalf, até a catástrofe final no fim da Grande Escuridão.
















Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Senhor_dos_An%C3%A9is
            http://www.skoob.com.br/
            http://pt.wikipedia.org/wiki/J._R._R._Tolkien

Nenhum comentário:

Postar um comentário