domingo, 22 de dezembro de 2013

Os Miseráveis

Esse deve ter sido o filme mais falado do começo do ano, tanto pela critica quanto pelo público.
Os Miseráveis ( Les Misérables) é um filme britânico lançado no dia 25 de dezembro de 2012,e dia 13 de fevereiro no Brasil, dirigido por Tom Hooper. O filme é baseado no musical de mesmo nome criado  por Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg e Herbert Kretzmer, que por sua vez é baseado em Os Miseráveis, o romance francês de 1862 escrito por Victor Hugo.



A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832. Jean Valjean, um pobre homem,  rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Cumprida a pena, Jean é posto em liberdade condicional com a obrigatoriedade de se apresentar regularmente, correndo o risco de passar o resto da vida preso se não o fizer. Como ex-presidiário, Valjean é discriminado por todos, contudo tenta recomeçar a sua vida e redimir-se do tortuoso passado. Considerando-se livre, Jean Valjean quebra a condicional resultando na fuga contínua pela perseguição do inspetor Javert.
Enquanto isso, do outro lado da França, Fantine  enfrenta uma grande luta com sua filha Cosette. Ao viajar para o interior do país, a mãe deixa a menina com o casal Thénardier, que maltratam a criança, a fazem de escrava e roubam seu dinheiro. Enquanto isso Fantine arranja emprego no interior, manda dinheiro para sua filha, enquanto o casal cobra cada vez mais e mais. Um dia um funcionário da fábrica descobre que a mesma tem uma filha ilegítima, e a expulsam do emprego em que trabalha. Desolada, e sem jeito de conseguir dinheiro, ela vende os invejados cabelos e dentes, e com mais cobrança dos vilões, ela se prostitui, porém está com Tuberculose. Por fatos ocorridos no passado, Jean Valjean conhece a doente Fantine e lhe faz a promessa de cuidar de sua filha.


O filme é perfeito! As músicas e os cenários criados, são bem realistas e bem a moda antiga. O filme é uma forma bem legal de se aprender um pouco mais sobre a Revolução e sobre como se vivia a sociedade da época. A transformação da pobreza em arte. 
No Oscar 2013 o filme foi indicado a 8 categorias,mas venceu apenas 3. Infelizmente o premio de Melhor Canção Original não venceu,mas a performance de Anne Hathaway foi incrível. O mais legal dessa trilha sonora é que não existe banda nenhuma cantando. São os próprios atores que cantam. E ainda perderam? 


Trilha sonora: 
1. Look Down – Hugh Jackman/ 2. The Bishop – Colm Wilkinson /3.Valjean’s Soliloquy – Hugh Jackman /4. At The End Of The Day – Hugh Jackman /5. I Dreamed A Dream – Anne Hathaway /6. The Confrontation – Hugh Jackman /7. Castle On A Cloud – Isabelle Allen /8. Master Of The House – Sacha Baron Cohen9. Suddenly – Hugh Jackman /10. Stars – Russel Crowe /11. ABC Cafe / Red And Black – Eddie Redmayne /12. In My Life / A Heart Full Of Love – Amanda Seyfried /13. On My Own – Samantha Banks /14. One Day More – Les Misérables Cast /15. Drink With Me – Eddie Redmayne /16. Bring Him Home – Hugh Jackman /17. The Final Battle – Les Misérables Cast /18. Javert’s Suicide – Russell Crowe /19. Empty Chairs At Empty Tables – Eddie Redmayne /20.Epilogue – Amanda Seyfried

Nenhum comentário:

Postar um comentário