domingo, 29 de dezembro de 2013

Parceria de sucesso (Parte 1)

                                Edward Mãos de Tesoura (1990)




 Essa semana faremos um especial sobre uma das melhores parcerias do cinema, Tim Burton e Johnny Depp, que começou em 1990 com o filme Edward Mãos de Tesoura. Depp queria mudar sua imagem de jovem galã, que adquiriu na série de TV Anjos da Lei, e essa idéia realmente funcionou, pois o personagem que ele viria a interpretar não tinha nada de galã. A princípio, Burton pensou em atores como Robert Downey Jr., Tom Cruise e Jim Carrey para fazer o papel e, acreditem Michael Jackson também era uma opção (a maquiagem é bem a cara dele).

Sinopse retirada do site Adoro Cinema:

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.



Edward Mãos de Tesoura recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, além de vencer quatro prêmios, dois em BAFTA e outros dois em Saint Jordi. Existem algumas curiosidades sobre esse filme:
l  Foi o último filme de Vincent Price antes de sua morte, por coincidência seu personagem morre no filme.
l  O filme é claramente inspirado em histórias como: Frankenstein, O Fantasma da Ópera e A Bela e o Monstro.
l  Edward diz apenas 169 palavras durante todo o filme.

  


Essas são apenas algumas das peculiaridades desse filme que fez uma reviravolta na carreira de Johnny Depp . Sua imagem de galã ficou de lado e a partir daí ele começou a trabalhar em grandes filmes e interpretar papéis cada vez mais únicos, principalmente quando trabalha em conjunto com Tim Burton. Até hoje, essa parceria rendeu 8 filmes e ninguém melhor para representar, nas telonas, a imaginação farta de Burton do que Depp. Por isso, essa semana faremos posts especiais sobre esses filmes, começando hoje com Edward Mãos de Tesoura, amanhã falaremos de Ed Wood, um dos meus filmes favoritos de Tim Burton.

Ficha técnica de Edward Mãos de Tesoura:
Gênero: Drama, fantasia
Direção: Tim Burton
Roteiro: Caroline Thompson, Tim Burton
Elenco:  Alan Arkin, Anthony Michael Hall, Dianne Wiest, Johnny Depp, Vincent Price, Winona Ryder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário