quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Apocalyptica

 
 
 Metal... É incrível como esse gênero consegue ser usado de diferentes formas e estilos... E aí estamos com mais um exemplo, o Apocalyptica, banda que mistura música clássica e metal.
 Formada na Finlândia por quatro violoncelistas e a banda tem por especialidade o symphonic metal, tocando também música clássica, sem guitarras, sem baixos e quase sem vocais, apenas violoncelos.
 A banda foi formada em 1993, quando quatro violoncelistas (Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen) se juntaram e começaram a fazer arranjos apenas por diversão. Os primeiro álbuns da banda contavam com covers de Metallica, Sepultura e Faith No More, quase não havendo composições originais.
 Em 1999, Antero Manninen deixou o grupo e foi substituído por Perttu Kivilaakso e no ano seguinte veio o terceiro álbum da banda, o Cult, contendo dez músicas originais e três covers. Em 2002, Max Lilja deixou o grupo deixando o Apocalyptica apenas com três membros.
 Mas isso não foi nenhum problema, pois em 2003 a banda veio com o seu quarto álbum, Reflections, que contou com a participação de ninguém menos que Dave Lombardo (Slayer).
 Em 2005 Mikko Sirén foi anunciado como baterista da banda para a gravação do álbum homólogo da banda.
 No dia 17 de Setembro de 2007 foi oficialmente apresentado ao público o seu sexto álbum Worlds Collide, que conta com a participação de Dave Lombardo do Slayer na bateria de algumas canções, Cristina Scabbia do Lacuna Coil, Till Lindemann do Rammstein, Adam Gontier do Three Days Grace e Corey Taylor do Slipknot.
 Em 2010 foi lançado o sétimo álbum da banda, intitulado 7th Symphony, que conta com a participação de Gavin Rossdale, vocalista da banda britânica Bush, no single “End of Me”, além da participação de Dave Lombardo pela quarta vez consecutiva.
 Ao longo dos anos o Apocalyptica se mostrou como uma banda série e competente naquilo que ela se propôs a fazer. Mais uma banda com um som diferente e ousado para os apreciadores do blog.


FICHA TÉCNICA
Gênero: Música clássica, Cello metal, Symphonic metal
Origem: Helsink, Finlândia, em 1993
Gravadora: 20/20 Records

MEMBROS
Atuais:
Eicca Toppinen - (criador) - Violoncelo
Paavo Lötjönen - (criador) - Violoncelo
Perttu Kivilaakso - Violoncelo
Mikko Sirén - Bateria

Antigos:        
Antero Manninen - (toca no grupo como convidado) - Violoncelo
Max Lilja - (Atualmente é o violoncelista do Hevein e da Tarja Turunen) – Violoncelo

ÁLBUNS
Plays Metallica by Four Cellos (1996)

 




 





Inquisition Symphony (1998)
 
Cult (2000)












Reflections (2003)


 









Apocalyptica (2005)













Worlds Collide (2007)


 









7th Symphony (2010)















Nenhum comentário:

Postar um comentário