sábado, 9 de novembro de 2013

Nana

Nana - Música, Sonhos, Amizade e Paixões.

Essa semana eu quero apresentar mais uma criação da mangaká Ai Yazawa: Nana.
Assim como Paradise Kiss, Nana também está inserido no gênero Josei por ter uma abordagem mais séria sobre vários aspectos da vida. O traço único que a autora utiliza em Paradise Kiss é mantido em Nana, e o desenvolvimento dos personagens é mais detalhado e complexo.
O manga de Nana foi lançado em 2000, ainda está em andamento e já conta com 21 volumes. O anime possui 47 episódios, no entanto, era previsto que houvesse uma continuação, já que o episódio 47 não corresponde ao último manga lançado. Para aqueles que só viram o anime, quando chega nesse último episódio, fica com uma sensação de CADÊ O PRÓXIMO?
Além do anime e do manga, Nana ainda conta com 2 live actions que são muito bem produzidos e foram lançados em 2005 e 2006.

 Abaixo uma pequena sinopse da estória (fonte: Wikipédia):
A série conta a história de duas garotas de diferentes personalidades, ambas chamadas Nana, que acabam se tornando amigas "por obra do destino".
Komatsu Nana é uma jovem comum. Gosta de sair para as compras, conversar e namorar. Seu jeito infantil e dependente faz todos a seu redor se aproximarem e se preocuparem. Seu sonho é viver com seu namorado e conquistar a tão sonhada independência.
Oosaki Nana é uma jovem incomum. Seu estilo gótico-punk e beleza a destacam em meio a multidão. É dona de uma voz poderosa e vocalista de uma banda de punk-rock. Seu objetivo é se mudar para a capital japonesa e viver de sua música lá.


No geral, as duas personagens principais, Oosaki Nana e Komatsu Nana (também comnhecida por Hachi, apelido colocado pela amiga) são como o dia e a noite. Enquanto Hachi é, de certa forma, mimada, com uma família amora, está sempre se apaixonando e, sua maior ambição é conquistar sua “independência”, Nana (Oosaki) foi abandonada pela mãe, não conheceu o pai, viveu uma vida difícil e tem um único grande amor. Hachi vive no mundo da lua, enquanto Nana, apesar de ter grandes sonhos, tem uma abordagem mais realista e séria das coisas. Hachi é o Sol e Nana é a Lua.
Não há como definir a beleza e a riqueza da história com apenas uma palavra, há varias cenas, que irão despertar diversas emoções no público, desde alegria, angustia, tristeza, tenção, á raiva e descrença. Muitas das atitudes e decisões feitas pela Hachi prometem deixa-los loucos, mas particularmente, sempre me desperta uma angústia e tristeza, pala personagem e pelos demais que acabam sofrendo com as atitudes, muitas vezes, egoístas e egocêntricas da personagem.
Um dos pontos de que mais gosto em Nana, e também em Paradise Kiss, é que nessas estórias não existe um ‘vilão’ e um ‘mocinho’, todos os acontecimentos são desencadeados pelas atitudes dos próprios personagens, cada um possui um lado bom e um lado que não é tão bom, assim como acontece na vida real. Não é uma estória com magia, seres super poderosos, ou criaturas sobrenaturais, é a história de seres humanos comuns, que vivem e passam por coisas boas e por coisas ruins, provocadas muitas vezes por suas próprias decisões.
Além disso, uma das riquezas do anime é a possibilidade de escutar as canções produzidas pelas bandas da estória, Blast cuja vocalista é Nana e Trapnest que tem como guitarrista da banda Ren, único amor de Nana. A história das bandas é complexa, já que alguns dos integrantes que foram de uma no passado estão na outra na atualidade, além disso, Nana tem uma rivalidade especial contra a Trapnest, já que Ren, no passado, a deixou para tocar nessa banda. Segue abaixo dois vídeos, uma com a banda Blast e a outra com a Trapnest, qual das duas você prefere?

Blast: (abertura do anime)


Trapnest: (concerto em que Nana Oosaki encontra com Ren pela primeira vez depois que este partiu para se juntar a Banda Trapnest)


Principais Músicas da série: (clique em cada título e confira o clipe de cada música)

1.                  A Little Pain
2.                  Rose
3.                  Kuroi Namida
4.                  Starless Night
5.                  Wish
6.                  Zero
7.                  Lucy
8.                  Winter sleep
9.                 Stand by me
10.              Layla - Shadow of Love
11.              Recorded Butterflies.

Nana é um dos mangas/animes mais lindos que já li/assisti, e uma das minhas primeiras recomendações.
“Ei, Hachi
as pessoas sempre falam que você só descobre o quão preciosa é alguma coisa depois que você a perde,
mas eu acho que agente só reconhece isso quando nos deparamos frente a frente com aquilo que perdemos pela segunda vez.” (Oosaki Nana)




Um comentário:

  1. Para complementar o meu post sobre Nana, aqui está o link de um vídeo que achei no Youtube com as 10 principais músicas que aparecem durante o anime. As músicas são simplesmente lindas e eu recomendo que vocês assistam o vídeo até o final, já que as últimas músicas são as melhores!

    http://www.youtube.com/watch?v=XpPXVnJ3k8A

    ResponderExcluir